top of page

CAMPANHA: SETEMBRO AMARELO

O 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio e o mês foi escolhido para representar a causa, incentivando a discussão e a divulgação dos sintomas e medidas preventivas. Da mesma forma, a cor amarela foi escolhida por representar o sentido de atenção perante a causa.


Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e essa é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos.


A campanha Setembro Amarelo foi criada pelo CVV, Centro de Valorização da Vida (https://www.cvv.org.br/), que foi fundado em 1962. O CVV é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica e presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio.


Durante a pandemia da Covid-19 muitas ações foram realizadas em favor da vida e cuidado com a saúde mental. Diante disso, a Associação Brasileira de Psiquiatria elaborou uma cartilha sobre “Saúde Mental e COVID-19” (https://www.abp.org.br/post/jph20-05-cartilha-abp-nitida-ms) com o objetivo de orientar a população sobre os riscos que este período pode trazer à saúde mental das pessoas.


Através de chat, telefone (188), e-mail ou postos de atendimento, existem voluntários treinados para atender, sob sigilo e anonimato, qualquer pessoa que precise de ajuda, ou apenas queira conversar e desabafar.


Participe você também desta campanha, porque juntos somos mais fortes!





Notícias recentes
bottom of page