Perguntas Frequentes

Financeiro

Onde a FASB disponibiliza serviços acadêmicos e financeiros para seus alunos?


Através do DAA (Campus I e II).




Qual o horário de atendimento do DAA?


Campus I: segunda a sexta-feira das 14h às 21h30 e sábado das 8h às 12h; Campus II: segunda a sexta-feira das 16h às 21h30.




Os documentos solicitados poderão ser retirados em qualquer tempo?


Os prazos para retirar documentos solicitados no DAA são relativos a cada tipo de documentação, variando entre 48 horas e 15 dias úteis. Os documentos ficam disponíveis por 60 dias corridos e, após este período, são eliminados, devendo ser solicitados novamente como um novo processo.




Onde encontro o boleto para pagamento da mensalidade?


O boleto está disponível no Portal do Aluno, caso tenha algum problema, ele pode ser solicitar através do e-mail daa@ffassis.edu.br ou pessoalmente no DAA.




Meu boleto venceu, como efetuar o pagamento?


Para emissão de boletos já vencidos com o valor atualizado de multa e juros o aluno deve solicitá-los ao DAA, o pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária até a data de vencimento dos boletos atualizados. Para semestres em atraso o aluno deverá fazer negociação na Secretaria de Reabilitação de Crédito, agendando seu horário de atendimento no DAA.




O que é o FIES?


O FIES é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento estudantil. Para saber mais detalhes sobre o programa acesse o site www.mec.gov.br.




Preciso aditar meu FIES semestralmente?


O estudante que tem contrato com o FIES precisa aditar seu contrato semestralmente, conforme calendário divulgado pelo Ministério da Educação.





Acadêmico

Quais cursos podem ser utilizados para aproveitamento de disciplinas?


Qualquer curso, desde que esteja no mesmo grau de ensino (bacharelado, licenciatura e tecnológico). As regras para o aproveitamento de estudos estão definidas no Regimento Interno, de acordo com os prazos definidos no calendário acadêmico.




Qual a frequência exigida para aprovação?


A frequência mínima para aprovação é de 75%:




Como é avaliado o meu desempenho acadêmico?


A avaliação do desempenho acadêmico, em cada disciplina, é processual e também procedida mediante a realização de provas, seminários, trabalhos de campo, entrevistas, arguição e trabalhos escritos, dentre outros, conforme solicitação do professor. Em cada uma das atividades citadas acima, será feita a atribuição de uma nota expressa em grau numérico de 0 (zero) a 10 (dez).




Quantos pontos eu preciso, na média, para ser aprovado?


A média para aprovação é 7,0 (sete) pontos.




Como é o cálculo da média para aprovação?


Para conseguir a média de aprovação, somam-se as notas obtidas a cada bimestre e, assim, adquire-se a média do semestre. Caso a média obtida seja inferior a 7,0 (sete), o aluno fará prova final.




Quantas provas posso fazer no mesmo dia?


O aluno poderá realizar até duas provas por dia.




Perdi uma avaliação, o que devo fazer?


Deverá solicitar a 2ª chamada de avaliação, atentando aos prazos do Calendário Acadêmico.




Quando posso fazer Prova Final?


Quando tiver frequência mínima de 75% e média maior ou igual a 3,0 (três) e menor que 7,0 (sete). Sempre atentando aos prazos de solicitação e realização das provas finais, apresentados no Calendário Acadêmico.




Quantos pontos preciso para ser aprovado na Prova Final?


Para aprovação o aluno deverá ter como média final 5,0 (cinco). A média final é dada pela média obtida das notas do 1º e 2º bimestres, somada à nota obtida na Prova Final (em uma escala de 0 a 10. Exemplo: (1º bimestre = 5,0) + (2º bimestre = 6,0) / 2 = 5,5 + (nota final) = Resultado final tem que ser igual ou maior que 5,0 (cinco).




O que devo estudar para a Prova Final?


A Prova Final é aplicada com base em todo conteúdo estudado durante o semestre.




Quando é aplicada a Prova Final?


Ao final de cada semestre letivo, conforme calendário acadêmico, sem custo para o aluno.




Existe prova final de TCC ou estágio?


Não. Os critérios de avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e de Estágio seguirão regulamento próprio.




Quando são realizadas as inscrições de dependência?


As inscrições deverão obedecer ao prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.




Como me inscrever para as dependências?


A inscrição é feita através do DAA. O aluno solicita a disciplina e a inscrição é efetivada após o pagamento.




Tranquei minha matrícula, posso fazer dependência?


Para cursar qualquer disciplina (incluindo dependências) o aluno precisa estar devidamente matriculado no curso.




Quando são divulgadas as aulas de dependência?


Após o término do período de inscrição (conforme o Calendário Acadêmico).




Sou obrigado a frequentar todas as aulas?


De acordo com o regimento geral, o aluno deve ter presença em, no mínimo, 75% da carga horária de cada disciplina. Exceção: as atividades práticas que exigem 100% de frequência. Será considerado reprovado na disciplina o aluno que não obtiver frequência mínima.




Em quais casos posso justificar minhas faltas?


• Decreto-lei 1.044/69: enfermidades comprovadas com atestados médicos e/ou odontológicos; • Lei 6.202/75: gestantes com comprovação de atestado médico; • Decreto-lei 715/69: participação em exercícios ou manobras nas forças armadas com comprovação oficial; • Portaria 930/05/MEC: participação em reuniões do CONAES – Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (com comprovação oficial).




Como justificar minhas faltas?


O prazo para justificar o afastamento é de 48 horas após iniciado o afastamento, e deve ser protocolado junto ao DAA (as faltas devem ser justificadas exclusivamente dentro do semestre letivo em que estiver matriculado).




Como solicitar a 2ª chamada de prova?


O aluno que perder uma avaliação, independente de justificativa de faltas, solicita no DAA e efetua o pagamento da taxa, conforme prazos publicados no Calendário Acadêmico.




Quando é realizada a prova de 2ª chamada?


A prova de 2ª chamada é realizada nas datas divulgadas no calendário acadêmico, sendo permitida ao aluno a inscrição em até duas provas de 2ª chamada.




Posso realizar 2ª chamada da prova de um semestre anterior?


A 2ª chamada é apenas para as disciplinas que estão sendo cursadas pelo aluno.




Outra pessoa pode solicitar a 2ª chamada em meu nome?


Sim. A solicitação deverá ser feita pessoalmente no DAA. Casos omissos devem ser analisados pela Coordenação do DAA.




Não concordo com a minha nota e/ou frequência, como solicitar revisão?


Quando encontrar erros na correção e não concordar com a nota ou frequência atribuída na unidade, você poderá fazer o pedido nos prazos indicados no Calendário Acadêmico junto ao DAA, devendo apresentar a fundamentação para o pedido e a prova.




Quem julgará o meu pedido de revisão de nota e/ou frequência?


O DAA analisa se a nota e a frequência estão de acordo com os registros no sistema acadêmico e no diário do professor. Será encaminhado à coordenação, que fará a averiguação junto ao professor sobre os argumentos feitos pelo aluno e deferirá ou não, de acordo com a comprovação dos fatos.




Perdi o prazo para solicitar a revisão de nota e/ou frequência, e agora?


Solicitações realizadas fora do prazo serão automaticamente indeferidas.




Quando posso pedir revisão da prova?


Quando a correção apresentar erro em relação à nota atribuída na unidade. O aluno deverá devolver a prova (ou trabalho) ao professor, que a encaminhará de imediato ao coordenador. Não cabe revisão de prova oral, TCC e apresentação de relatório de estágio.




Como é o processo de revisão de prova?


• O aluno tem até 24 horas após a entrega ou apresentação da avaliação para protocolar a revisão de prova; • O coordenador do curso tem até 48 horas para enviar o instrumento de avaliação ao DAA; • De posse do instrumento de avaliação, o aluno deverá elaborar a fundamentação acerca dos requisitos em que se sentiu prejudicado quanto ao processo de correção e protocolar no DAA no prazo de 24 horas após o recebimento, cópia da avaliação; • O DAA encaminhará à coordenação. A coordenação do curso encaminhará o processo ao professor titular em até 48 horas para que este analise o pedido e emita seu parecer, devolvendo-o ao coordenador no prazo de 48 horas;
• No caso de o professor titular não acatar as argumentações do aluno, o coordenador do curso encaminhará o processo ao referendo de uma banca revisora composta por, no mínimo, dois docentes da mesma área de conhecimento da disciplina cuja avaliação foi questionada, isso no prazo de 48 horas; • O coordenador do curso designará um dos membros da banca para presidi-la; • A banca revisora tem até oito dias para emitir parecer conclusivo; • O parecer da banca revisora exaure a instância, não mais cabendo recurso ao aluno.




Caso não apresente os argumentos para revisão de prova, o que acontecerá?


Sem justificativas para o pedido, este será indeferido automaticamente.




Quero realizar aproveitamento de estudos, o que fazer?


O aluno deverá solicitar no DAA, entregando histórico e programas originais das disciplinas a serem aproveitadas. A solicitação poderá ser feita pelo aluno, regularmente matriculado, até 15 dias depois do início das aulas. O prazo para análise do processo é de até 10 dias úteis.




O que são atividades complementares?


São componentes curriculares obrigatórios que permitem uma flexibilidade nos currículos para adequar à realidade de cada curso, assim como proporcionar uma relação entre a teoria e prática.




Todos os cursos possuem a mesma exigência de carga horária para o cumprimento das atividades complementares?


Cada curso possui sua especificidade, definida em sua estrutura curricular.




Ao participar de atividades de extensão, o aluno poderá integralizar o quantitativo total das horas de atividades exigidas?


Não. No regulamento das atividades complementares existe a distribuição da participação em cada tipo de atividade, com carga horária máxima correspondente.




Onde vejo a distribuição de carga horária?


Através da Portaria de AC disponível na página do seu curso no site ou através da coordenação do seu curso.




Como validar minhas horas de Atividade Complementar?


Ao final de cada semestre, na coordenação de curso. Sendo avaliada pela coordenação do seu curso.




Há prazo para solicitar as horas de Atividade Complementar?


Sim, até o final do último período de atividades acadêmicas, ou seja, enquanto mantiver o vínculo acadêmico.




Não consegui todas as horas de Atividade Complementar necessárias, o que fazer?


Encerradas as atividades acadêmicas, o aluno somente poderá requerer a nova verificação da contagem das horas relativas após solicitação de vínculo especial e devidamente matriculado.




Como solicitar vínculo especial?


Através do DAA, mediante o pagamento da taxa equivalente a uma mensalidade atual do curso do requerente.




Onde tenho acesso as informações sobre vínculo especial?


Através de Portaria publicada pela Direção Geral, fixada nos murais de todos os DAAs, e nas coordenações dos cursos, passando a valer para os alunos que perderam o vínculo acadêmico a partir de 2018.1. O pedido poderá ser feito em qualquer momento do semestre letivo.




O que é a colação de grau?


É o ato conferido pela instituição de ensino superior aos alunos que integralizaram todos os componentes curriculares obrigatórios do curso em que está matriculado: • Disciplinas; • Prática de disciplina; • Prática profissional; • Estágio supervisionado; • Atividades complementares; • TCC/Monografia; • ENADE.




Qual a relação do ENADE com a colação de grau?


A Lei 10.861/04, em seu art. 5º, § 5º, determina que o ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e o INEP/MEC definiu que aquele que não cumpriu todos os componentes curriculares não concluiu o curso, portanto não poderá colar grau nem receber diploma.




Como solicitar a colação de grau?


A solicitação deverá ser feita no DAA, quando:
• Não houver nenhuma pendência com a instituição;
• No histórico escolar constar como formado; • Tiver todos os componentes curriculares integralizados.




Onde é realizada a colação de grau?


A colação de grau poderá ser: • Solene: em local a ser divulgado pela Comissão de Formatura e chancelado pela FASB; • Interna: no auditório da FASB ou na Direção Acadêmica, sempre que deferida pelo órgão competente.




Qual o período para solicitar colação de grau?


Ao final de cada semestre letivo, o DAA divulga nos murais o calendário de colação de grau, definindo dia e curso.




Não colei grau no período determinado pelo DAA, ainda poderei realizar a colação?


Sim. O aluno solicita a colação de grau e o DAA informará a data para a realização dela.




Pago algum valor adicional para receber meu diploma?


Não. A taxa somente será cobrada para 2ª via ou diploma impresso em material especial, quando o aluno solicitar.




Qual o prazo para receber meu diploma?


O aluno receberá o diploma no prazo de 06 a 12 meses, a partir da entrada da documentação exigida no DAA. Na colação de grau o aluno recebe a declaração de conclusão de curso.




Qual a documentação necessária para solicitar meu diploma?


• Cópia legível e sem emendas ou rasuras do Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (O histórico escolar deverá ter o número da Portaria de autorização ou reconhecimento da escola assim como as assinaturas do Diretor e Secretário. Caso o diplomado tenha obtido a certificação do Ensino Médio via Supletivo deverá entregar o documento original para o processo). • Cópia legível e sem emendas ou rasuras da Certidão de Nascimento ou Casamento; • Cópia legível e sem emendas ou rasuras da Carteira de Identidade (não serve Carteira Nacional de Habilitação); • Cópia legível e sem emendas ou rasuras do CPF (dispensado quando constar na Carteira de Identidade); • Cópia legível e sem emendas ou rasuras do Comprovante de voto da última eleição (comprovante de justificativa de voto não é aceito, neste caso providenciar uma certidão eleitoral); • Cópia legível e sem emendas ou rasuras do Certificado de Serviço Militar para o sexo masculino; OBS: Ingressante no curso como portador de diploma (2ª graduação) deve incluir cópia do diploma e histórico escolar da outra graduação.




Engravidei e estou tendo dificuldades com as aulas, o que fazer?


Caso a gravidez prejudique a mobilidade pelo Campus, você deverá realizar um requerimento no DAA. Este requerimento será avaliado pela coordenação para uma solução como, por exemplo, mudança de sala, andar e etc. No final da gestação a instituição aceita o atestado de 90 dias, para o regime domiciliar. O aluno ou um responsável poderá entregar o requerimento preenchido e o atestado de 90 dias. Neste requerimento deverá conter o número de telefone, e-mail e indicação de dois colegas de sala para repassar as atividades para você.





Matrícula e Rematrícula

Quando devo renovar minha matrícula?


Após a finalização de cada semestre letivo, em período determinado no Calendário Acadêmico. A perca do prazo para rematrícula acarretará em multas e desvinculação com a faculdade, fique atento!




Como renovar minha matrícula?


A renovação da matrícula é feita no DAA - Departamento de Atendimento Acadêmico, onde é assinado o contrato de matrícula, sendo efetivada com o pagamento da primeira parcela do semestre. O aluno deverá estar em dia com suas obrigações financeiras e não ter pendências de documentos junto à Secretaria Acadêmica e/ou biblioteca.




Não renovei minha matrícula, posso assistir às aulas?


A frequência só é permitida à alunos devidamente matriculados.




O que é o trancamento de matrícula e qual a diferença para o cancelamento?


• Trancamento: consiste na interrupção temporária das atividades acadêmicas. O aluno que trancar o seu curso poderá solicitar o retorno de acordo com procedimentos definidos no Regimento da Instituição e Projeto Pedagógico do Curso – PPC; • Cancelamento: é a suspensão definitiva do vínculo com o curso e, consequentemente, com a Instituição. O reingresso somente poderá ocorrer através de classificação em novo processo seletivo.




Há casos em que eu não possa trancar minha matrícula?


Quando o aluno estiver cursando o primeiro período do curso ou quando o aluno estiver vinculado a um curso cujas vagas a FASB não está mais ofertando em seu processo seletivo (curso sem turmas regulares anteriores ao período em que está matriculado). Nesse caso, deverá solicitar o cancelamento da matrícula.




Como devo solicitar o trancamento de matrícula?


• O trancamento poderá ser solicitado em qualquer momento, a partir do segundo período, desde que não tenha nenhuma pendência junto à Instituição. Se houver pendência, esta deverá, primeiramente, ser regularizada; • A solicitação deverá ser feita no DAA, informando o motivo do pedido.




Por quanto tempo posso deixar minha matrícula trancada?


• De acordo com o regimento, o prazo para trancamento da matrícula é estipulado no ato (incluindo o semestre em curso), sendo observado o prazo de integralização do curso previsto no Projeto Político Pedagógico; • Não são concedidos trancamentos consecutivos ou intermitentes que ultrapassem o tempo previsto para a integralização do curso.




O que é a reabertura de matrícula e como solicitar?


A reabertura de matrícula consiste no pedido de retorno às atividades acadêmicas e deverá ser solicitada, presencialmente no DAA, em prazo estabelecido no Calendário Acadêmico. O retorno será de acordo com procedimentos definidos no regimento da Instituição e no Projeto Pedagógico do Curso – PPC.




Ao reabrir minha matrícula, qual período irei cursar?


Caso não tenha alteração na grade, inciará no período equivalente ao de quando efetuou o trancamento. Caso a grade curricular tenha sido alterada, para atender novas necessidades do mercado ou por exigência do MEC, haverá adequação para a nova estrutura ofertada (sendo analisado cada caso).




Quero destrancar minha matrícula, mas meu curso não está mais diponível, e agora?


A faculdade disponibiliza uma transferência interna para outro curso de área afim ou não, de maneira que se aproveitem as disciplinas comuns já cursadas com aprovação no curso anterior.




Qual a diferença entre transferência interna e externa?


• Transferência interna: é o processo de mudança de curso, turno ou campus dentro da própria FASB; • Transferência externa: é o processo de mudança de instituição.




Quando posso solicitar a transferência?


O período para solicitar transferência é definido no Calendário Acadêmico. Todos os pedidos estão sujeitos a análise e serão classificados de acordo com: • Existência de vagas; • Maior número de disciplinas aproveitadas.




Onde solicitar a transferência interna?


A solicitação deverá ser protocolada através do DAA. Por se tratar de aluno da FASB, não se faz necessária a apresentação de documentos.




Como solicitar a transferência externa?


O pedido deverá ser protocolado no DAA, com a apresentação da documentação. A documentação entregue no ato do pedido deve ser original e corresponde a: • Histórico escolar das disciplinas cursadas com aprovação, contendo carga horária, média, frequência e informação sobre a situação no ENADE; • Programa das disciplinas cursadas com aprovação, carimbo e assinatura do responsável na IES; • Declaração com ato de autorização e/ou reconhecimento do curso e da instituição com a qual o candidato tem vínculo; • Declaração de vínculo com data atual. OBS.: Os documentos pessoais serão entregues no DAA, após o resultado, no ato da matrícula.




Já sou graduado, preciso fazer vestibular?


Não há obrigação, existe um processo alternativo para portadores de diploma. O candidato deverá realizar a inscrição diretamente no DAA, em período estabelecido no Calendário Acadêmico. O processo seletivo, nete caso, consiste na análise da documentação apresentada e entrevista, quando necessária. • Graduados na FASB devem apresentar: Histórico escolar; Documentos pessoais que tenham sido modificados após a conclusão do curso. • Graduados em outras instituições deverão apresentar os documentos originais: Diploma; Histórico de curso superior e programa das disciplinas cursadas que poderão ser aproveitadas. OBS.: Os documentos pessoais serão entregues no DAA, após o resultado, no ato da matrícula.




Tranquei minha matrícula, posso fazer dependência?


Para cursar qualquer disciplina (incluindo dependências) o aluno precisa estar devidamente matriculado no curso.




Qual a documentação necessária para realizar minha matrícula?


• Histórico Escolar do Ensino Médio com Certificado de Conclusão de Curso – documento original e cópia ou declaração de que concluiu Ensino Médio; • Cópia do Documento Oficial de Identidade (não serve Carteira Nacional de Habilitação); • Cópia do CPF; • Cópia da certidão de nascimento ou casamento; • Cópia do Título de Eleitor e do comprovante de voto da última votação; • Cópia do comprovante de quitação com o Serviço Militar, se do sexo masculino (Reservista); • Foto 3x4 recente; • Cópia do comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone – até 3 meses).





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