Dia Internacional da Mulher: 12 animações incríveis feitas para o quadro "Mulheres Fantásticas".

No dia Internacional da Mulher, 08 de março, selecionamos a incrível produção que resgata mulheres emblemáticas na História: o Mulheres Fantásticas. O quadro do Fantástico reúne as histórias dessas mulheres – algumas esquecidas, outras renomadas em vida – e as daquelas cujas vivências se assemelham a das personalidades retratadas.


O Mulheres Fantásticas apresenta animações realizadas por motion designers e ilustradoras brasileiras cujo talento é um sucesso à parte.


Confira!


Malala Yousafzai

No primeiro episódio dessa série, Taís Araújo narra a história incrível da ativista pela educação Malala Yousafzai.


A paquistanesa, que sofreu um atentado do Talibã por persistir na sua luta pela equidade de direito à educação no seu país, foi a pessoa mais jovem a ser laureada pelo Prêmio Nobel da Paz.


A artista por trás da animação e da ilustração do episódio é Rosaria Moreira.


Dona Ivone Lara

Narrado pela cantora Iza, nesse episódio é contada a história de Dona Ivone Lara, a Grande Dama do Samba. Dona Ivone foi compositora, cantora e instrumentista; uma verdadeira pioneira no samba, foi a primeira mulher a integrar a Ala dos Compositores da Império Serrano.


O episódio foi ilustrado e animado pela artista Analúcia de Godoi.


Hedy Lamarr

Hedy Lamarr foi uma estrela do cinema austríaca cujo conhecimento de física a permitiu contribuir com uma tecnologia durante a Segunda Guerra Mundial, juntamente com o compositor George Antheil. Atualmente, o legado de Lamarr é conhecido como o telefone celular. Confira esse curta narrado por Fernanda Torres.


A ilustração e a animação desse episódio é de Marcella Tamayo.


Yusra Mardini

Nesse episódio, Fernanda Gentil narra a vida da campeã olímpica e refugiada síria Yusra Mardini, que foi participante do time de Atletas Olímpicos Refugiados.


As artistas por trás da ilustração e animação desse episódio são Larissa Ribeiro De Almeida Sales, Aída Queiroz e Antonia Muniz.


Frida Kahlo

A história da emblemática artista mexicana, Frida Kahlo, que ficou famosa no mundo todo com um estilo vibrante e sua capacidade de transformar dor em beleza, é narrado por Vera Holtz nesse episódio.


As artistas por trás desse episódio são Marcita.com (ilustração), Nathalia Okimoto (animação) e Aída Queiroz (coordenação).

Maria Quitéria

Narrado por Glória Pires, nesse episódio conhecemos a história de Maria Quitéria de Jesus – a Soldado Medeiros (1792 – 1853), a baiana que, para se alistar, passou-se por um homem e se tornou a primeira mulher nas Forças Armadas brasileiras, e sendo considerada heroína da Guerra da Independência.


As artistas por trás desse episódio são: Silvia Aroeira (ilustração), Aída Queiroz (animação e coordenação), Antônia Muniz, Gika Carvalho e Julia Nicolescu.


Nannerl Mozart

Você sabia que Mozart, o gênio da música, teve uma irmã mais velha que o ensinou a tocar? Nannerl Mozart foi provavelmente a compositora original de alguns obras que conhecemos como de Mozart. A narração é de Adriana Calcanhoto, a animação e a ilustração são de Lívia Serri Francoio e a direção é de Aída Queiroz.


Maria Sibylla Merian

Maria Sibylla Merian foi uma naturalista e ilustradora científica alemã, fascinada pela arte de retratar a flora. É considerada uma das primeiras ecologistas do mundo e uma estudiosa pioneira da metamorfose das borboletas.


A artistas por trás desse episódio narrado por Marjorie Estiano são Bee Grandinetti (ilustração e animação) e Aída Queiroz (direção).


Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus foi uma escritora brasileira, a primeira mulher negra a vender 1 milhão de livros, o Quarto de despejo. Sua obra é um dos trabalhos mais importantes realizado em literatura brasileira.


As artistas por trás desse episódio narrado por Zezé Motta são Dani Emiliano (ilustração), Joyce Nagamura (animação) e Aída Queiroz.


Wangari Maathai

Nesse episódio do Mulheres Fantásticas, narrado por Camila Pitanga, onhecemos a história de uma ganhadora do Nobel da Paz – a primeira mulher africana a conquistar o prêmio! Wangari Maathai nasceu no Quênia e ficou conhecida pela sua luta na conservação ambiental.


As artistas envolvidas nessa animação são Aída Queiroz (direção e produção), Luciana Eguti (direção), Sara Prado (direção de arte), Isabela Nogueira (design e animação), Camila Bree (design e animação), Milena Rosa (design e animação), Bia Leme (design e animação), Paola Hiroki (design e animação).


Marietta Baderna

Baderna é sinônimo de bagunça. Mas você sabe de onde vem essa palavra? No episódio 11 de Mulheres Fantásticas, conhecemos Marietta Baderna, uma bailarina italiana que surpreendeu o Brasil com o seu talento. Mas seu sobrenome não se tornou um termo pejorativo à toa: Marietta definitivamente abalou as estruturas da alta sociedade e encontrou seu caminho com personalidade.


A direção e a produção desse episódio são de Aída Queiroz, a direção de arte é de Marcia Leite, e a animação é de Danila Ribeiro.


Amelia Earhart

No último episódio da segunda temporada de Mulheres Fantásticas, é contada a história da aviadora Amelia Earhart. Pioneira na aviação e na luta pelos direitos das mulheres, Amelia foi a primeira mulher a sobrevoar o Oceano Atlântico. Seu objetivo final foi realizar um voo em volta do globo terrestre, um acontecimento que, até os dias de hoje, é carregado de mistério.


A direção e a produção são de Aída Queiroz, e a direção de arte, ilustração e animação são de Luah Garcia. Fonte: Notaterapia

Notícias recentes
Logotipo da Faculdade do Sul da Bahia

Fique por dentro de nossas atualizações!

ícones-redes-sociais_whatsapp.png
ícones-redes-sociais_youtube.png

Endereço

Teixeira de Freitas (BA)

Rua Sagrada Família,

nº 120, Bela Vista.

Teixeira de Freitas (BA)

Av. General Salgado Viana, nº 364, Mirante do Rio.

Mantenedora:

 

Fundação

Francisco de Assis