FASB realiza até sexta a XXXIII Jornada Acadêmica

Ao som da camerata do projeto Dando Corda Paz e Bem, os colaboradores da FASB foram recepcionados no auditório do Campus I para o primeiro dia da XXXIII Jornada Acadêmica, que iniciou no dia 23 de julho e se encerra nesta sexta-feira (27).

Com o tema “Inovações no Ensino Superior”, os docentes e o Corpo Técnico Administrativo da FASB estão reunidos nesta semana para alinhar o planejamento pedagógico para o segundo semestre letivo de 2018 e fazerem um retrospecto das conquistas do último semestre.

No primeiro dia (23), a Profª Ma. Diana Cavalcante de Assis, apresentou os resultados do Projeto Interação, desenvolvido na comunidade quilombola de Helvécia (distrito de Nova Viçosa), em parceria com a Defensoria Pública da Bahia. Além do Interação, o Projeto Jovem Cientista, parceria entre FASB e IFA, que leva alunos do Ensino Médio a realizarem projetos de pesquisa  na faculdade, ganhou grande destaque na apresentação devido ao engajamento dos alunos.

A Profª Ma. Jessyluce Cardoso Reis falou a respeito dos novos rumos para o Ensino Superior, após o decreto 9.235 de 2017, e como ele impacta as atividades da instituição, principalmente em relação a celeridade de processos e a autonomia conferida às faculdades.

O segundo dia (24) do evento foi recebido com entusiasmo pelos participantes, visto que o cuidado com a formação continuada dos seus colaboradores, levou a nova gestão da FASB a trazer uma proposto diferenciada para esta edição da Jornada, os professores conheceram o primeiro módulo do curso de Pós-graduação oferecido, com exclusividade, pela FASB.

O módulo inaugural, ministrado pela Profª Drª Yolanda Castro Almeida, teve como mote “Docência Superior: Identidade, prática e profissão docente”. Enquanto isso, o Corpo Técnico Administrativo participou da palestra “Colaborador de Sucesso”, proferida por Roberto da Silva Souza (pós-graduado em Gestão de Empresas, palestrante e consultor da ULB Treinamentos).

O terceiro e quarto dia (25 e 26) foram marcados pelo módulo II do curso de Pós-graduação, com o tema “Inovação, Tecnologias e Metodologias Ativas de Aprendizagem”. A aula foi ministrada pelo professor da Damásio Educacional, Antônio Sávio Pinto (fundador da MESTRA Educacional e do LMi ー Laboratório de Metodologias Inovadoras do Centro UNISAL de Lorena/SP; Pesquisador na área de metodologias ativas e assessor para implementação de metodologias ativas e aprendizagem significativa).

Nesta sexta-feira (27) o professor Antônio Sávio Pinto ministra o módulo III do curso de Pós-graduação, este módulo irá tratar das “Técnicas de Avaliação para Metodologias Ativas de Aprendizagem”, encerrando a XXXIII Jornada Acadêmica da FASB.

Veja todas as fotos