Caminhada Pela Paz

Com a temática “Diga não à violência, abrace a paz” foi realizado na manhã de sábado, 24 de março, uma grande concentração onde várias pessoas, associações civis, credos religiosos, ONG’s, apoio da Prefeitura e de diversos segmentos da sociedade se uniram para PEDIR PAZ. Trajados de branco, munidos de cartazes e apelos, a multidão se reuniu em frente ao Estádio Municipal Tomatão, percorrendo pela principal avenida da cidade até a Praça da Bíblia.

A caminhada pela paz, sob a iniciativa do bispo da Diocese Teixeira de Freitas / Caravelas, Dom Jailton Lino, teve como propósito sensibilizar a população questões voltadas a violência de diferentes aspectos, a fim de minimizar o alto índice de crueldade sofrido pelo nosso município que consta entre os mais violentos do Brasil.

A FASB e o IFA ganharam um espaço importante nesse evento com o grande apoio da Irmã Cristina representando a instituição, bem como, alunos e colaboradores de mãos dadas, todos por uma cultura de paz na cidade. A Liga Acadêmica para os Estudos da Saúde Pública (LAESP- FASB) evidenciou a violência contra mulher, as irmãs franciscanas quebraram o tabu costurando laços entre as demais religiões presentes, todos em um único objetivo. A chuva que acompanhou boa parte do trajeto, não intimidou a esperança das pessoas. Na manifestação, todos puderam ouvir a Orquestra Paz e Bem, que com encanto, alcançavam os corações.

“O ato de caminhar com outras pessoas em prol de um lema é uma das representações mais fortes de comunidade, de sociedade, e fazer isso em Teixeira de Freitas junto com a minha instituição que é a FASB, representando a instituição juntamente com os alunos da LAESP que estavam levantando a bandeira DIGA NÃO A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER, foi um motivo de muito orgulho, muita felicidade, justamente porque essa caminhada não teve outro sentido a não ser de lembrar a sociedade que a paz é com certeza um sinônimo de segurança nas ruas, nos lares, um sinal de maturidade, e de boa convivência como se fosse um acordo entre todos nós que estávamos ali caminhando.”  Expressou a professora Diana Cavalcante Miranda de Assis. Complementa a aluna Ariane Oliveira, cursando o 7° período em Biomedicina que também participou do evento "A caminhada foi uma ação necessária a comunidade. Com o histórico de violência da cidade de Teixeira de Freitas, uma manifestação em prol da paz foi extremamente necessária. A caminhada não se restringiu a um grupo ou classe específica, apesar do evento ter sido organizado pela igreja católica o convite foi feito a todas as crenças, as raças, para que marchassem por mudanças. Não se viu placas ou bandeiras na caminhada, a paz era o único propósito, estou feliz em representar os jovens através da Faculdade FASB"