Início dos atendimentos NPJ e CEJUSC

01/03/2018

O Núcleo de Prática jurídica da FASB é um órgão que garante o acesso à justiça mediante orientação jurídica de qualidade, assistência jurídica integral gratuita por meio de ajuizamento de ações e mediações extrajudiciais, além de ser o responsável pela supervisão das atividades de prática jurídica dos alunos do curso de direito da FASB. O papel do NPJ vai além de propiciar acesso ao Poder Judiciário à população, pois garante aos cidadãos no município de Teixeira de Freitas uma série de garantias fundamentais que devem ser observadas a todos indivíduos considerados individual ou coletivamente.  O NPJ goza do mais alto grau de confiabilidade por parte da comunidade teixeirense, somente no ano de 2017 foram realizadas mais de 3.200 orientações jurídicas,  360 ajuizamentos de ações e 168 acordos mediados. Portanto, o NPJ é um instrumento poderoso para alavancar uma das faces do acesso à justiça e elevar a dignidade da pessoa humana, em especial, daquelas pessoas que, não tendo condições de arcar com a contratação de profissionais particulares, almeje a proteção de seus direitos.

Janaína Perez reis

Coordenadora NPJ e supervisora Cejusc/FASB