Participe!

QUARTAS

CIENTÍFICAS

Liga Acadêmica para o Estudo da Saúde Pública (LAESP)

 

Ligas Acadêmicas

As ligas acadêmicas são organizações estudantis, criadas e gerenciadas por acadêmicos, fato importante para a condução das atividades, dentro das determinações de seus projetos e coordenada por um professor que tenha disponibilidade para participar ativamente dos trabalhos e projetos da Liga. Geralmente, as ligas acadêmicas são baseadas em problemas da comunidade na qual estão inseridas, identificando-os e pesquisando-os, com o objetivo de ajudar a propor soluções. Dentre as exigências de funcionamento para uma Liga acadêmica, está a de criação de um estatuto próprio contento todas as normas de funcionamento, diretoria, parâmetros do processo seletivo e outras informações importantes que devem ser obedecidas e respeitadas pelos seus membros. O vínculo com uma instituição de ensino bem como a aprovação do projeto de criação pelo Conselho das Ligas Acadêmicas (CONLIG) são obrigatoriedades primordiais para a sua concretização.
Dentre o rol de atividades desenvolvidas pelas ligas acadêmicas estão a realização de projetos de pesquisa, organização de eventos científicos como simpósios e cursos, estudo de assuntos relacionados com o tema da liga e ações de intervenção junto à comunidade. 

Liga Acadêmica para o Estudo da Saúde Pública (LAESP)

Fundada no dia 27 de novembro de 2017 por acadêmicos do curso de biomedicina da Faculdade do Sul da Bahia (FASB), a Liga Acadêmica para o Estudo da Saúde Pública (LAESP) é uma instituição autônoma sem personalidade jurídica, sem fins lucrativos, apartidária, que está sob a coordenação geral da professora Diana Cavalcante Miranda de Assis. A LAESP tem como comprometimento o desenvolvimento de estratégias de manejo multidisciplinar e o aprofundamento do estudo da Saúde Pública, com foco no aprofundamento de conhecimentos referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) e disseminação de informações, além de oferecer oportunidade aos discentes para o desenvolvimento de atividades de pesquisa, assistência e vivência. 
A proposta da LAESP surgiu do incômodo de alguns acadêmicos de biomedicina da FASB frente aos problemas relacionados com a saúde pública em Teixeira de Freitas (BA), muitos deles observados em trabalhos acadêmicos realizados na cidade. Surge então, a necessidade pessoal de aprofundamento teórico e prático na temática, bem como o sentimento de responsabilidade social e profissional quanto a luta pela melhor oferta de assistência e cuidado em prol da saúde dos brasileiros.
Diante deste cenário estes alunos buscam, através da LAESP, agregar estudantes interessados nos mesmos ideais a fim de traçar estratégias de fiscalização, conscientização e intervenção frente a todas as dificuldades observadas na Saúde Pública. A contribuição que a LAESP/FASB dará a população de Teixeira de Freitas (BA) e região será muito importante, pois proporcionará intervenções de caráter preventivo de qualidade e gratuito sob a orientação e supervisão de profissionais qualificados.


Objetivos da LAESP

 

Geral

Mobilizar e orientar alunos dos cursos da área da saúde interessados em estudar a saúde pública nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão, contribuir na formação do profissional da saúde durante o curso de graduação, independentemente se o mesmo irá estar vinculado direta ou indiretamente à saúde pública, sem ênfase à especialização.

Específicos

a) Congregar acadêmicos dos cursos da área da saúde interessados no aprendizado e no desenvolvimento técnico-científico no campo da saúde pública 
b) Formular projetos de pesquisa e extensão junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Programas Saúde da Família (PSF).
c) Realizar eventos relacionados ao estudo da saúde pública, como palestras, congressos, encontros, cursos e outros.

Propostas da LAESP 

Assistenciais
- Promover palestras e oficinas de caráter preventivo à comunidade de Teixeira de Freitas (BA) sobre assuntos ligados à saúde pública.

Didáticos
- Propiciar aos alunos da área de saúde das Instituições reconhecidas pelo Ministério da
Educação (MEC), conhecimento técnico-científico sobre temas relacionados à saúde pública.
- Desenvolver cursos, seminários e discussões de casos.
- Estimular e desenvolver as capacidades necessárias para o trabalho em equipe interdisciplinar.

Científicas
- Congregar acadêmicos da área de saúde das Instituições de Ensino Superior (IES) reconhecidas pelo MEC, visando o desenvolvimento de trabalhos científicos sobre saúde pública.
- Promover e participar de cursos, simpósios e congressos sobre saúde pública.
- Divulgar o resultado de pesquisas sobre saúde pública que possibilitem a melhor abordagem do tema por profissionais e estudantes.


Atividades da LAESP

Sessão científica aberta

Atividade voltada para a apresentação e discussão de textos e artigos científicos pelos membros da LAESP e convidados. Local de realização – Faculdade do Sul da Bahia (FASB), sala e horário serão definidos pela diretoria da LAESP semanalmente e divulgado nas redes sociais da LAESP. 


Cuida SUS

Atividade destinada à fiscalização e acompanhamento de unidades de saúde de Teixeira de Freitas. Nesta atividade, os membros da LAESP irão realizar visitas em Unidades de Saúde de Teixeira de Freitas (BA), observando e analisando as condições de saúde da comunidade. Também serão realizadas atividades de prevenção e promoção à saúde em Teixeira de Freitas.

Data de pose da LAESP: 27/11/2017


Membros da  LAESP    

E-mail: laesp@ffassis.edu.br

Campus II - Teixeira de Freitas (BA) Av. General Salgado Viana, 364, Mirante do Rio

Fale com o EMAAP

Fale com o LAESP

Membros LAESP:

Ayla Araújo (aylla.babita@gmail.com)

Presidente

Jéias Ramalho da Silva (biomedicinajrs@gmail.com)

Vice-presidente

Anderson Gabriel Dias Siqueira (agabrields53@gmail.com)

Secretário geral

Ezequiel de Jesus Silva (ezekiel.silva18@gmail.com)

Diretor científico

Alessandro Martins Ribeiro (alessandronom9@gmail.com)

Diretor de comunicação

Grazyela Rocha Cordeiro (grazerocha17@gmail.com)

Diretor financeiro

Ariane Gomes Oliveira (oliveirariane1@gmail.com)

Diretor financeiro

Diana C. Miranda de Assis (diana.miranda@ffassis.edu.br)

Coordenação geral

Please reload

Logotipo da Faculdade do Sul da Bahia

Fique por dentro de nossas atualizações!

ícones-redes-sociais_whatsapp.png
ícones-redes-sociais_youtube.png

Endereço

Teixeira de Freitas (BA)

Rua Sagrada Família,

nº 120, Bela Vista.

Teixeira de Freitas (BA)

Av. General Salgado Viana, nº 364, Mirante do Rio.

Mantenedora:

 

Fundação

Francisco de Assis