LADF

LIGA ACADÊMICA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS

E-mail: ladfligaacademica@gmail.com

Instagram: @ladf_fasb

De forma geral, as Ligas Acadêmicas visam estudar o contexto social no qual estão inseridos seus integrantes de modo a identificar problemas e acontecimentos, observando-os e pesquisando-os, a fim de conhecer melhor a sociedade em que se vive a partir do tema de pesquisa escolhido. Além disso, essas organizações estudantis vêm ampliando cada vez mais seu espaço no âmbito acadêmico, buscando sempre promover e diversificar a produção de conhecimento do discente através da prática científica.

Fundada em 10 de agosto de 2018, a LADF (Liga Acadêmica de Direitos Fundamentais) é uma entidade sem fins lucrativos, autônoma, civil, laica, não vinculada a partidos políticos e organizada pelos acadêmicos do curso de Direito da Faculdade do Sul da Bahia (FASB).  As ações da Liga voltam-se para atividades de incentivo à produção científica através do estudo e debate de temas atuais e de importância notória no contexto em que a LADF está situada, tendo como pilar os Direitos e Garantias Fundamentais previstos pela Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5º.

Em vista da carência de produções cientificas e discussões teóricas a respeito de temáticas de extrema importância para o corpo social, como os Direitos e Garantias Fundamentais, faz-se necessária a promoção e a ampliação da aprendizagem no âmbito em questão. Por essa razão, a proposta da LADF caracteriza-se por difundir na comunidade os problemas encarados pela população no decorrer da história, com ênfase na contemporaneidade, e suas respectivas soluções.

Assim, a Liga Acadêmica de Direitos Fundamentais busca proporcionar não só a interação entre os acadêmicos da Faculdade do Sul da Bahia, mas também com todos aqueles, egressos, profissionais e demais interessados na oportunidade de participar de todo processo de criação, desenvolvimento e apresentação de trabalhos científicos. Trata-se de um projeto que tem como propósito o enriquecimento científico e social daqueles que o compõe, além da comunidade que participará constantemente das intervenções propostas pelos discentes.

 

Objetivos

Geral

A LADF, no intuito de promover o estudo atual do Direito Constitucional, tem por finalidade a promoção da pesquisa e da extensão com enfoque nos Direitos Fundamentais, garantindo um diálogo amplo entre diversas áreas da ciência.

Específicos

a) Incentivar a produção científica e a discussão de conteúdos teóricos e práticos pelos discentes do colegiado de Direito; 

b) Elaborar projetos de atuação comprometidos com a comunidade;

c) Promover eventos relacionados ao estudo dos Direitos Fundamentais, como fóruns, encontros, palestras e congressos.  

Propostas de Ações

 

Assistenciais:

- Promover palestras de caráter instrutivo e comprobatório na área de Direitos Fundamentais. 

Didáticas:

- Impulsionar os discentes na pesquisa interdisciplinar no âmbito dos Direitos Fundamentais;

- Proporcionar cursos, seminários, fóruns, atividades de caráter científico e debates, mesas redondas, simpósios, palestras, entre outras atividades de cunho cientifico;

- Desenvolver atividades imprescindíveis para o trabalho em equipe interdisciplinar.

Científicas:

- Congregar estudantes e interessados em realizar pesquisas atinentes à produção científica com fulcro nos Direitos Fundamentais assegurados pela Constituição Federal de 1988;

- Divulgar e discutir resultados obtidos mediante pesquisas bibliográficas e empíricas.

Atividades

 

Noite Fundamental:

Atividade destinada à apresentação e discussão dos principais Direitos e Garantias Fundamentais abordados pelo Direito Constitucional, de forma interdisciplinar, com base em textos e artigos científicos, pelos membros da LADF e convidados, além de ser aberta ao público. Local de realização – Faculdade do Sul da Bahia (FASB), sala e horário serão definidos pela diretoria da LADF semanalmente e divulgados entre a comunidade acadêmica.

Se LIGA:

Atividade voltada ao contato direto com a comunidade, embasada em intervenções que proporcionem a conscientização da sociedade sobre a importância e a magnitude dos Direitos e Garantias Fundamentais assegurados pela Constituição Federal.

Café Metodológico:

Atividade caracterizada pelo aprendizado de temáticas voltadas para a Metodologia da Pesquisa Científica, tratando da estrutura dos artigos, seus principais aspectos e os desafios da pesquisa dentro da área do Direito.

Fale com o Coordenador

Fale com a LADF

Membros LADF:

Coordenador de Comunicação

Alexsandro Lima

Coordenadora de Recursos Humanos

Ana Clara Jóia

Secretária Geral

Beatriz Santana Campos

Coordenador de Pesquisa

Erasto

Cabral

Presidente

Érika Macêdo

Presidente Adjunto

João Victor Caires

Coordenador Administrativo e Financeiro

Waldevir Kermessi

Logotipo da Faculdade do Sul da Bahia

Fique por dentro de nossas atualizações!

ícones-redes-sociais_whatsapp.png
ícones-redes-sociais_facebook.png
ícones-redes-sociais_twitter.png
ícones-redes-sociais_youtube.png
ícones-redes-sociais_instagram.png

Endereço

Teixeira de Freitas (BA)

Rua Sagrada Família,

nº 120, Bela Vista.

Teixeira de Freitas (BA)

Av. General Salgado Viana, nº 364, Mirante do Rio.

Mantenedora:

 

Fundação

Francisco de Assis