LADF

LIGA ACADÊMICA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS

E-mail: ladfligaacademica@gmail.com

Instagram: @ladf_fasb

De forma geral, as Ligas Acadêmicas visam estudar o contexto social no qual estão inseridos seus integrantes de modo a identificar problemas e acontecimentos, observando-os e pesquisando-os, a fim de conhecer melhor a sociedade em que se vive a partir do tema de pesquisa escolhido. Além disso, essas organizações estudantis vêm ampliando cada vez mais seu espaço no âmbito acadêmico, buscando sempre promover e diversificar a produção de conhecimento do discente através da prática científica.

Fundada em 10 de agosto de 2018, a LADF (Liga Acadêmica de Direitos Fundamentais) é uma entidade sem fins lucrativos, autônoma, civil, laica, não vinculada a partidos políticos e organizada pelos acadêmicos do curso de Direito da Faculdade do Sul da Bahia (FASB).  As ações da Liga voltam-se para atividades de incentivo à produção científica através do estudo e debate de temas atuais e de importância notória no contexto em que a LADF está situada, tendo como pilar os Direitos e Garantias Fundamentais previstos pela Constituição Federal de 1988 em seu artigo 5º.

Em vista da carência de produções cientificas e discussões teóricas a respeito de temáticas de extrema importância para o corpo social, como os Direitos e Garantias Fundamentais, faz-se necessária a promoção e a ampliação da aprendizagem no âmbito em questão. Por essa razão, a proposta da LADF caracteriza-se por difundir na comunidade os problemas encarados pela população no decorrer da história, com ênfase na contemporaneidade, e suas respectivas soluções.

Assim, a Liga Acadêmica de Direitos Fundamentais busca proporcionar não só a interação entre os acadêmicos da Faculdade do Sul da Bahia, mas também com todos aqueles, egressos, profissionais e demais interessados na oportunidade de participar de todo processo de criação, desenvolvimento e apresentação de trabalhos científicos. Trata-se de um projeto que tem como propósito o enriquecimento científico e social daqueles que o compõe, além da comunidade que participará constantemente das intervenções propostas pelos discentes.

 

Objetivos

Geral

A LADF, no intuito de promover o estudo atual do Direito Constitucional, tem por finalidade a promoção da pesquisa e da extensão com enfoque nos Direitos Fundamentais, garantindo um diálogo amplo entre diversas áreas da ciência.

Específicos

a) Incentivar a produção científica e a discussão de conteúdos teóricos e práticos pelos discentes do colegiado de Direito; 

b) Elaborar projetos de atuação comprometidos com a comunidade;

c) Promover eventos relacionados ao estudo dos Direitos Fundamentais, como fóruns, encontros, palestras e congressos.  

Propostas de Ações

 

Assistenciais:

- Promover palestras de caráter instrutivo e comprobatório na área de Direitos Fundamentais. 

Didáticas:

- Impulsionar os discentes na pesquisa interdisciplinar no âmbito dos Direitos Fundamentais;

- Proporcionar cursos, seminários, fóruns, atividades de caráter científico e debates, mesas redondas, simpósios, palestras, entre outras atividades de cunho cientifico;

- Desenvolver atividades imprescindíveis para o trabalho em equipe interdisciplinar.

Científicas:

- Congregar estudantes e interessados em realizar pesquisas atinentes à produção científica com fulcro nos Direitos Fundamentais assegurados pela Constituição Federal de 1988;

- Divulgar e discutir resultados obtidos mediante pesquisas bibliográficas e empíricas.

Atividades

 

Noite Fundamental:

Atividade destinada à apresentação e discussão dos principais Direitos e Garantias Fundamentais abordados pelo Direito Constitucional, de forma interdisciplinar, com base em textos e artigos científicos, pelos membros da LADF e convidados, além de ser aberta ao público. Local de realização – Faculdade do Sul da Bahia (FASB), sala e horário serão definidos pela diretoria da LADF semanalmente e divulgados entre a comunidade acadêmica.

Se LIGA:

Atividade voltada ao contato direto com a comunidade, embasada em intervenções que proporcionem a conscientização da sociedade sobre a importância e a magnitude dos Direitos e Garantias Fundamentais assegurados pela Constituição Federal.

Café Metodológico:

Atividade caracterizada pelo aprendizado de temáticas voltadas para a Metodologia da Pesquisa Científica, tratando da estrutura dos artigos, seus principais aspectos e os desafios da pesquisa dentro da área do Direito.

Fale com o Coordenador

Fale com a LADF

Membros LADF:

Alexsandro_Lima_-_Coord._de_Comunicação.

Alexsandro Lima

Coordenador de Comunicação

Ana_Jóia_-_Coord._de_RH.jpg

Ana Clara Jóia

Coordenadora de Recursos Humanos

Beatriz Santana.jpg

Beatriz Santana Campos

Secretária Geral

Erasto Cabral.jpg

Erasto

Cabral

Coordenador de Pesquisa

Erika Macedo.jpg

Érika Macêdo

Presidente

João_Victor_Caires_-_Presidente_Adjunto.

João Victor Caires

Presidente Adjunto

Waldevir - Administrativo-financeiro.jpg

Waldevir Kermessi

Coordenador Administrativo e Financeiro