Projeto Mãos Talentosas realiza a formatura da primeira turma do curso de Modelagem, Corte e Costura

Como parte dos eventos de formação da 1ª turma do curso de Modelagem, Corte e Costura do Projeto Mãos Talentosas Paz e Bem, aconteceu, na tarde desta segunda-feira (10/07), na praça interna do Instituto Francisco de Assis – IFA, a 1ª Mostra de Costura 2017, que contou com um desfile de peças confeccionadas pelas alunas do curso.

Na ocasião, as 16 formandas mostraram o belo trabalho executado durante um ano de curso e desfilaram com quatro tipos de trajes tradicionais: vestido tubinho, blazer, macacão e saias com blusas de mangas japonesas. De acordo com a Coordenadora do projeto, Idinete Lima, o principal objetivo do Mãos Talentosas é capacitar as mulheres da comunidade, criando oportunidades para geração de renda e inserção no mercado de trabalho.

O projeto, fomentado pela parceria entre o IFA e a Faculdade do Sul da Bahia – FASB, oferece formação profissionalizante de corte, costura e artesanato a mulheres moradoras do bairro Ulisses Guimarães, no Educandário Paz e Bem.

A aluna Marly de Oliveira já faz planos de seguir a profissão. “Foi maravilhoso fazer o curso. A gente aprendeu muita coisa. Quem não sabia como pregar um botão, nem conhecia os tipos de tecidos, conseguiu aprender a costurar. Quero colocar em prática, me preparar para comprar uma máquina e usar nas minhas costuras tudo o que aprendi”, declarou.

Para Jocélia Silva, o curso ajudou principalmente o psicológico, pois proporcionou muito aprendizado e interação social. “Já fiz vários cursos através do projeto, como pintura, vagonite, crochê, ponto cruz e bordado com fita.”

“Falo com orgulho que a partir de hoje serei costureira. A maioria aqui era dona de casa, não tinha profissão, fonte de renda, e dependia exclusivamente do marido. Eu gostei muito do curso, aprendi muito com a instrutora Dona Elza e sinto que nos tornamos uma verdadeira família”, afirmou a aluna Janete Rezende.

Na abertura do desfile, a Diretora Geral da FASB, Irmã Cristina, falou sobre o corte e costura e o seu desenvolvimento na sociedade. Além disso, parabenizou as alunas por terem perseverado com tanto entusiasmo durante a trajetória. “Esse curso chegou num momento em que as pessoas precisam de uma fonte de renda e de um meio para se profissionalizar. Nossa esperança é que elas encontrem um lugar no mercado e devemos valorizá-las pelo trabalho que foi realizado”, disse. A Irmã também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os patrocinadores, colaboradores, idealizadores e pessoas que contribuíram direta ou indiretamente para que o projeto se concretizasse. 

Já nesta terça-feira (11/07), foi realizado, no Educandário Paz e Bem, um Culto Ecumênico em agradecimento à conclusão do curso e a entrega dos certificados de formação técnica às formandas. A celebração também teve a apresentação do Coral e Orquestra do Projeto Dando Corda Paz e Bem.

Galeria de fotos (Clique na imagem para ampliar):