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EMAAPE

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE PROCESSOS EDUCACIONAIS

Cosme de Andrade Almeida (colaborador)

Dra. Yolanda Aparecida de Castro Almeida

 

E-mail: emaape@ffassis.edu.br

 

Setor de Acolhimento ao Aluno FASB (SAA-FASB)

 

O acolhimento é um momento importante e indispensável na faculdade, pois permite que todos os membros se sintam parte integrante do grupo. No âmbito educacional, o “acolhimento” significa uma ação pedagógica que favorece e fortalece a integração acadêmica entre alunos, funcionários e gestores, reforçando a importância dos quatro pilares da educação (aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a aprender).

 

O setor de acolhimento ao aluno FASB dispõe de um espaço com condições adequadas que permite ao estudante se envolver em atividades diversas e dinâmicas que garantam o desenvolvimento das relações pessoais e profissionais. As atividades do SSA – FASB acontecem na sala do EMAAPE, local descontraído e acolhedor que favorece a aprendizagem.

 

São objetivos do SAA – FASB:

  • Desenvolver o sentimento de pertencimento e desejo da participação do estudante na FASB;

  • Promover ações de protagonismo acadêmico;

  • Proporcionar uma vivência mais democrática no cotidiano acadêmico;

  • Resgatar a importância da faculdade na vida do aluno;

  • Construir princípios de convivência;

  • Potencializar a participação nos eventos proporcionadas pela faculdade;

  • Desenvolver habilidades socioemocionais (aprender, ter empatia, lidar com emoções e resolver problemas);

  • Estimular a criação de estratégias de enfrentamento das dificuldades da atuação profissional (ex: dificuldade de falar em público);

  • Realizar atividades de motivação para a aprendizagem em turmas iniciantes;

  • Incentivar o desenvolvimento de habilidades cognitivas para o melhor desempenho acadêmico (ex: organização do tempo de estudo);

  • Promover orientações quanto à formação continuada (pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu) e colocação profissional (gestão de carreira);

  • Realizar encontros e debates entre acadêmicos e egressos.

 

São atividades do SAA – FASB:

I. “Curta”- FASB

Essa atividade consiste na tradução de um curta metragem que tem como objetivo específico desencadear uma reflexão que permita ao aluno identificar, analisar e compreender a temática que perpassa o filme, além de possibilitar o aprimoramento da linguagem não verbal.

Características:

- Frequência: uma vez por mês;

- Horário: das 20:30h às 21:00h (horário do intervalo);

- Local: Ambiente informal (sala do EMAAPE);

- Acompanhado de pipoca.

II. Café com debate

O café com debate tem a finalidade de possibilitar o intercâmbio de ideias entre pares. De maneira informal, os alunos discutem experiências sobre um tema de relevância e, em seguida, têm a oportunidade de debater com convidados e expor suas dúvidas e posicionamentos.

Características:

- Frequência: uma vez por mês;

- Horário: das 20:30h às 21:00h (horário do intervalo);

- Ambiente informal (EMAAPE);

- Acompanhado de café.

III. Um minuto de ciência e tecnologia

Essa atividade tem como objetivo estimular os alunos a buscarem e trazerem notícias curtas de divulgação científica e tecnológica (avanços e retrocessos) dentro da sua área e compartilharem com os demais estudantes, inclusive de outras áreas.

Características:

- Frequência: uma vez por mês;

- Horário: das 20:30h às 21:00h (horário do intervalo);

- Ambiente informal (EMAAPE);

- Brinde para o aluno que mais divulgar notícias científicas por semestre.

 

OBS: As datas serão divulgadas previamente em cartazes fixados nos murais da Instituição (campus I e campus II).

Orientação Educacional e Cognitiva (OEC)

A Orientação Educacional e Cognitiva (OEC) da Faculdade do Sul da Bahia (FASB) visa atender as demandas psicoeducacionais e cognitivas da comunidade acadêmica, favorecendo seu desenvolvimento integral e harmônico através de estímulos para o autoconhecimento e para a sua integração e inclusão educacional, social e profissional.

 

Serviços:

  • Atendimento psicopedagógico individualizado e/ou em grupo com foco na orientação educacional voltada para a aprendizagem;

  • Assessoria e acompanhamento para alunos com necessidades especiais;

  • Assessoria e acompanhamento de egressos com enfoque na formação continuada.

 

Agendamento:

Os atendimentos da OEC acontecem mediante agendamento prévio por e-mail emaape@ffassis.edu.br ou comparecimento ao EMAAPE nos dias indicados para cada campus.

 

Horário de atendimento:

Campus I: segunda-feira (19:00h às 22:30h);

Campus II: quinta-feira (19:00h às 22:30h).

 

Profissional responsável: Geralda Maria da Penha Soares (psicopedagoga).

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

 

O Enade é componente curricular obrigatório nos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004. É aplicado periodicamente aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano do curso. Será inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, na forma estabelecida em regulamento.

 

O Enade tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Seus resultados poderão produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil. Assim, serão construídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos de graduação por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

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